Flexibilização em BH: prefeitura libera retomada de shows e de peças de teatros na cidade

0
164
Eventos devem ocorrer para no máximo 600 pessoas, desde que todas estejam sentadas e sigam o distanciamento previsto nos protocolos

Após mais de um ano de pandemia da covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) liberou a retomada dos shows e das peças de teatros na capital mineira, desde que sigam as medidas sanitárias de segurança contra a doença. Esses eventos poderão ocorrer na capital mineira desde que o público total seja de 600 pessoas sentadas.

“Vai ser autorizado show e teatro com público obrigatoriamente sentado e com limite de 600 pessoas. Se esse show ou teatro tiver qualquer relação com bebida e comida, a liberação será para 400. Isso seguindo limites de distanciamento”, explica o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro.

O decreto municipal que prevê a autorização dessas atividades será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no próximo sábado (3), quando a liberação começa a valer na cidade.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (1º), durante coletiva de imprensa, no salão nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, por membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município.
Durante o anúncio, o secretário de Saúde de Belo Horizonte, o doutor Jackson Machado, explicou que as atividades foram liberadas por causa das quedas nos três indicadores que medem a pandemia da covid-19 na capital mineira.

“Mantendo nossa coerência, com os resultados dos indicadores, autorizamos que essas atividades sejam retomadas. Mas sabemos que essas atividades podem ser suspensas caso os indicadores piorem”, explicou o secretário de Saúde.

O doutor Jackson Machado lembrou ainda que é importante seguir as medidas sanitárias para que os números da covid-19 sigam em queda e a retomada dos eventos culturais se mantenha.

“É responsabilidade de cada um de nós continuar seguindo as medidas de proteção, como usar a máscara, utilizar álcool em gel nas mãos e manter distanciamento social”, lembrou Jackson Machado.

Para a realização do evento, além de seguir todas as recomendações básicas de segurança contra a covid-19 e também os protocolos de retomada da atividade, é importante que o organizador solicite autorização da prefeitura. O pedido vai passar por uma análise técnica e sanitária, que vai autorizar ou não a realização da atividade.

Melhora do cenário 

A flexibilização ocorre em meio ao cenário de estabilização dos indicadores que monitoram a pandemia na capital mineira. Conforme dados do boletim epidemiológico da secretaria municipal de Saúde, o RT, índice de transmissão da covid-19, está em 0.89, no nível verde — especialistas recomendam que fique sempre abaixo de 1. No atual cenário, 100 pessoas com o vírus transmitem para outras 89.

As ocupações de leitos para pacientes com covid-19 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria estão em  69,5% e 51,5%, respectivamente, ambas no amarelo. Os dados apontam para estabilidade diante de uma melhora constante no geral.

Vacinação 

Em Belo Horizonte, 1.094.967 de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que representa 53,7% do público-alvo da campanha de vacinação. O número de completamente imunizados (ou seja, os que tomaram duas doses) é de 423.096, 20,8% do público-alvo.

Fonte: ITATIAIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here