Primeira plantação de bucha vegetal em Lamim: Excelente resultado

0
1602
Produção de bucha vegetal em Lamim
Produção de bucha vegetal em Lamim

Foi a primeira vez que um agricultor laminense resolveu apostar no plantio da bucha vegetal como alternativa importante de renda.

Vista parcial da área plantada

Seguindo todos os passos da produção desde a escolha das sementes, preparação do solo, estacamentos até a colheita, o produtor rural Doraci Roberto Nogueira, viu sua aventura ser coroada de excelente resultado. “Sinto grande entusiasmo quando chego para esta área do plantio repleta do verde, flores amarelas, frutos crescendo e os pássaros no entorno com suas cantigas.” “Ainda mais nesta época de pandemia e do isolamento social nada melhor do que vir para o campo  e acompanhar todo o processo de evolução da plantação,” reiterou.

Plantação apresenta excelentes resultados

Foram mais de 3 mil pés de buchas em toda a extensão ocupada. “Sendo esta a primeira vez  que pratico esta atividade considero que foi bastante lucrativo e que o próximo será ainda melhor porque adquirimos experiências e a infraestrutura já está toda pronta, reduzindo os custos em cerca de 70%,” afirmou.

Sem apoio do poder público municipal, contou com o apoio total do experiente produtor de buchas de Cipotânea, o senhor Luiz Clemente de Lima (o Berruma) que acompanhou e orientou toda a trajetória do processo produtivo.  Foi fundamental a presença laborial  do filho Thiago Pacceli, (19), que aposta fortemente neste tipo de empreendimento: “Tudo no campo é muito trabalhoso, mas o mercado de buchas é bastante promissor e por isso compensa o investimento e é uma alternativa de renda importante”, disse.

A área produziu mais de 1000 dúzias do vegetal que foi imediatamente vendida para industrialização.

A exportação da produção

Utilizada na fabricação de esponjas para banhos, filtros e até utensílios de cozinha, a bucha é uma planta tropical que exige condições especiais de cultivo. Não tolera geada e requer bastante luz. O solo deve ser bem drenado, de preferência areno-argiloso, com pH em torno de 6,0. A melhor época de plantio é no começo da estação chuvosa.

• O produto pode ser utilizado tanto para louças e/ou superfícies como para banho e higiene pessoal.

Quando utilizado para higiene pessoal a esponja vegetal ajuda na ativação da circulação sanguinea e reduz sintomas de celulite promovendo uma esfoliação suave a cada banho.

A bucha-de-metro é colhida aos seis meses de vida

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here